Wärtsilä e CBO farão parceria no primeiro projeto de atualização de embarcação híbrida da América Latina

O grupo de tecnologia Wärtsilä e CBO, um dos principais operadores brasileiros de embarcações de apoio offshore, assinou recentemente um acordo para converter uma embarcação da frota da CBO para operar com propulsão híbrida. O ‘CBO Flamengo’ será o primeiro navio da América Latina a ser equipado com uma bateria para propulsão híbrida, o que melhorará o consumo de energia do navio e reduzirá sua pegada de carbono. O pedido com a Wärtsilä foi feito em outubro de 2020.

A Wärtsilä Hybrid Solution a ser instalada no ‘CBO Flamengo’, uma embarcação de abastecimento de plataforma (PSV), atende à notação de classe ‘Battery Power’ da DNV-GL, permitindo que os motores do navio operem de forma mais eficiente operando com segurança com menos motores em uma carga maior. O sistema híbrido fornecerá energia de redundância e reduzirá aumentos intermitentes de carga (redução de pico), economizando combustível e reduzindo os níveis de emissão de escapamento. Além disso, como os motores operarão por menos horas de operação, os requisitos e custos de manutenção serão reduzidos.

“A CBO está sempre interessada em novas tecnologias e a inovação está no nosso DNA. Buscamos menos consumo de combustível fóssil e isso, alinhado às nossas iniciativas de ESG (governança ambiental e social), torna a decisão de instalar baterias em nossas embarcações um caminho natural. A CBO oferecerá uma operação mais eficiente aos nossos clientes e este será o primeiro passo de mais que virão. A Wärtsilä é líder em inovação e possui amplo know-how em sistemas de baterias híbridas para navios, por isso temos o prazer de unir forças com a Wärtsilä para implementar novas tecnologias na frota da CBO ”, afirma Marcelo Martins, Diretor Técnico e Comercial da CBO.

“Estamos orgulhosos de que uma empresa voltada para o futuro como a CBO tenha selecionado a Wärtsilä como seu parceiro de projeto no fornecimento desta tecnologia inovadora para o primeiro navio híbrido do Brasil. Nosso forte histórico e profunda experiência no desenvolvimento de soluções híbridas avançadas foram os principais motivos para a concessão deste contrato ”, disse Ian Brouwer, gerente de vendas sênior da Wärtsilä Marine Power.

O escopo inclui a conversão de energia, serviços de projeto, entrega de solução híbrida e comissionamento. A entrega do equipamento Wärtsilä está programada para abril de 2021. A instalação e integração do equipamento serão feitas pela CBO.

 

O primeiro módulo de energia híbrido integrado da indústria naval

Ao combinar suas competências em elétrica marítima, automação e tecnologias de motores, Wärtsilä reuniu várias funções e sistemas para fornecer um único módulo de potência híbrido integrado que combina motores, um sistema de armazenamento de energia e eletrônica de potência otimizada por um gerenciamento de energia exclusivo e altamente sofisticado sistema (EMS).

O EMS funciona como o “cérebro” no Sistema Híbrido Wärtsilä. Ele otimiza os fluxos de energia entre as diferentes fontes de energia, armazenamento e consumidores para atingir a maior eficiência possível.

Sobre CBO

Operando com excelência como empresa de OSV desde 1978, a CBO é uma das empresas líderes no segmento de afretamento de embarcações de apoio à indústria de óleo e gás no Brasil.

A empresa tem como acionistas os fundos de Private Equity Pátria Investimentos e Vinci Partners, e o BNDESPar (subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES). Atualmente, o Grupo conta com uma frota de 32 embarcações de diversos tipos, entre PSV, RSV, OSRV e AHTS, e emprega aproximadamente 1.100 pessoas em suas bases em Niterói (RJ) e Macaé (RJ).

Contatos da mídia para obter mais informações sobre este lançamento:

Sra. Marit Holmlund-Sund
Gerente Geral, Comunicações de Marketing
Wärtsilä Marine Power
Celular +358 (0) 40 538 3519
marit.holmlund-sund@wartsila.com

CBO
Sra. Carina Ducos
Marketing e Comunicações
Tel. +55 (21) 2624-4738
carina.ducos@grupocbo.com.br