A CBO foi criada em 1978, atuando com qualidade, em condições seguras e prevenindo a poluição ambiental. Além de oferecer tecnologia e segurança para a indústria petrolífera no país.

Em 1998, com a tendência de exploração de petróleo em águas profundas e, consequentemente, à distâncias maiores da costa, a CBO passou a investir na renovação e modernização de sua frota, a fim de adaptá-la para operações cada vez mais complexas.

Em 2004, de forma a garantir a construção de novas embarcações nos prazos necessários e nos padrões de qualidade da empresa, a CBO adquiriu um estaleiro e fez investimentos no seu parque industrial que permitissem cumprir esses prazos e padrões.

Em 2013 a empresa foi adquirida por 2 fundos de Private Equity,- Vinci Partners e Pátria – em parceria com a Bndes Par estabelecendo um plano de crescimento agressivo expandindo a sua frota com a construção em seus estaleiros.

A companhia celebrou em 2019 a aquisição do PSV 4500 CBO Supporter, a primeira embarcação estrangeira em sua frota, representando um grande marco para o Grupo, evidenciando seu potencial de crescimento no segmento de apoio marítimo não só no Brasil, como também fora do país.