Thyssenkrupp Marine Systems adquire estaleiro Oceana

A Thyssenkrupp Marine Systems — com sede em Kiel, na Alemanha — acaba de assinar o contrato para adquirir o estaleiro Oceana (Itajaí/SC) da empresa Aliança S.A., pertencente ao Grupo CBO.
O acordo cria a base inicial para a construção das fragatas da Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, bem como para um maior crescimento da empresa no país. A operação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste e à entrada em vigor oficial do contrato das fragatas, previsto para meados de 2020. A aquisição será, então, executada por meio da subsidiária brasileira Thyssenkrupp Marine Systems do Brasil.
Por acordo, o valor da transação não será divulgado.

“Mesmo em tempos difíceis como estes, seguimos com determinação e permanecemos fortemente ao lado dos nossos clientes. Com o Oceana, temos uma excelente infraestrutura para a construção da fragata mais moderna do país para a Marinha do Brasil. A aquisição destaca nosso compromisso com o Brasil e será um fator econômico importante, especialmente nos dias de hoje. O estaleiro também nos oferece a perspectiva de assumirmos encomendas de outros clientes, não só localmente, mas também em outros países da América do Sul”, afirma Rolf Wirtz, CEO da Thyssenkrupp Marine Systems.

O estaleiro Oceana foi criado em 2013 para a produção de navios de apoio offshore de alta qualidade e tecnologia e é ideal para projetos de grande dimensão. Nos próximos dois anos, serão recrutados 800 trabalhadores locais apenas para o projeto da Classe Tamandaré. Isso significa que podem ser construídos no Brasil navios de alto valor agregado nacional. A entrega dos navios está prevista para o período entre 2025 e 2028.

A Águas Azuis é uma sociedade de propósito específico estabelecida entre a Thyssenkrupp Marine Systems (líder), a Embraer Defesa & Segurança e a Atech e será responsável pela execução das quatro fragatas.
A Thyssenkrupp Marine Systems, com cerca de 6 mil funcionários, é uma das principais empresas navais do mundo e fornecedora de sistemas na construção de embarcações subaquáticas e de superfície, bem como em eletrônica naval e tecnologia de defesa.
Mais de 180 anos de história e a constante busca por melhorias permitiram à empresa estabelecer novos padrões. A thyssenkrupp Marine Systems oferece aos seus clientes soluções personalizadas para desafios altamente complexos em um mundo em constante mudança. Os funcionários da thyssenkrupp Marine Systems são as forças motrizes por trás do sucesso da empresa e moldam todos os dias o futuro da empresa com paixão e comprometimento.
Com mais de 40 anos de tradição e reconhecido pela excelência na prestação de serviços marítimos, o Grupo CBO é uma das empresas líderes do segmento de afretamento de embarcações para suporte a indústria de óleo e gás no Brasil e no exterior. A empresa tem como acionistas os fundos de Private Equity Pátria Investimentos e Vinci Partners, e BNDESPar. Atualmente, o Grupo detém uma frota de 32 embarcações de diferentes tipos, entre PSV, RSV, OSRV e AHTS, e mais de 1100 funcionários em suas bases de Niterói (RJ) e Macaé (RJ).

CBO compra PSV 4.900 e mira oportunidades com afretamento de embarcações ‘high-spec’

Em dezembro de 2019, o Grupo CBO anunciou a compra do PSV Standard Supporter (4.900 dwt) no mercado internacional. A embarcação atualmente opera no Mar do Norte sob a gestão da parceira Fletcher Group, cuja sede fica no Reino Unido. A empresa brasileira destaca que a embarcação de apoio marítimo, que passará a se chamar CBO Supporter, marca uma nova fase da expansão de sua frota, com o afretamento de embarcações com especificações de padrão elevado (high-spec). De acordo com a companhia brasileira, o CBO Supporter estará disponível para novas oportunidades em 2020 no Brasil, Mar do Norte ou em demais mercados promissores.

A embarcação, construída na Noruega em 2009, funciona com sistema de propulsão diesel-elétrico e possui como características principais: DP2, “clean design”, “comfort class”, “oil recovery class” e “firefighting 1 class” (sistema de combate a incêndio externo classificado-FIFI 1). O PSV, que acomoda até 25 pessoas, tem 1033 metros quadrados de área livre e 10 toneladas por m² de resistência. Segundo a CBO, os 15 tanques da embarcação são capazes de transportar diesel, água, lama, salmoura, cimento, água oleosa, metanol e outros produtos especiais.

Ficha técnica Comprimento: 93m Boca: 20m
Pontal: 8,20m
Equipamentos: Motores – Bergen C25:33L6A CD; Propulsores – RRM AZP120 CP NBC